terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bovespa sobe com força nesta terça; dólar opera em baixa

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), operava em forte alta de 6,43% por volta das 11h35 desta terça-feira, aos 31.328,3 pontos (acompanhe gráfico da Bovespa com atualização constante). No pregão anterior, despencou 6,5% e fechou no menor nível em três anos.

O dólar comercial operava em baixa de 2,44% no mesmo horário, negociado a R$ 2,2 na venda (veja quadro com a cotação do dólar atualizada).


Muitos analistas têm previsto uma queda na taxa básica de juros dos Estados Unidos, o que contribuiu para a melhora dos principais mercados de ações do mundo nesta terça.

"Por um lado, os investidores se preocupam com a possibilidade de uma recessão mundial, por outro se dão conta de que muitas ações estão subvalorizadas", disse Hugh Johnson, da Johnson Illington Advisors, em Nova York.

As Bolsas de Valores da Ásia encerraram em nível positivo, algumas delas com uma melhora bastante expressiva. A de Hong Kong, por exemplo, subiu mais de 14%; a de Tóquio avançou 6,4%.

Na quarta-feira (29), Brasil e EUA definirão se alteram suas respectivas taxas básicas de juros. Na Europa, o presidente do banco central local, Jean-Claude Trichet, disse na segunda-feira que é possível que as taxas sejam reduzidas na zona euro na próxima semana.

A Espanha anunciou que garantirá empréstimos interbancários de até 100 bilhões de euros em 2009, a mesma quantia fixada para 2008. O Grupo Santander divulgou seu balanço nesta terça-feira e disse que mantém sua previsão de lucro para 2008, de 10 bilhões de euros.

uol.com

0 comentários: