terça-feira, 4 de novembro de 2008

Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos, dizem projeções


O senador democrata pelo Estado de Illinois Barack Obama derrotou o candidato republicano, John McCain, e foi eleito nesta terça-feira (4) o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, segundo projeções da mídia.

As projeções indicam que Obama garantiu mais de que os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral em que o sucessor de George W. Bush será escolhido oficialmente, confirmando a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição. Obama vai tomar posse em janeiro, encerrando oito anos de um impopular governo republicano.



Acompanhe no blog ao vivo a apuração dos votos


A projeção da rede CNN foi divulgads às 22h de Chicago, berço político de Obama (2h de quarta-feira no horário brasileiro de verão), mesmo momento em que foram fechadas as urnas do importante estado da Califórnia. Lá, as projeções mostram que Obama garantiu os 55 votos no Colégio Eleitoral.



Outras redes de TV divulgaram projeções semelhantes logo em seguida.





Pouco depois, o senador McCain fez discurso em Phoenix, Arizona, admitindo a derrota. (assista ao lado) Ele disse que telefonou para Obama cumprimentando-o pela vitória.



Acompanhado de sua mulher, Cindy, e de sua candidata a vice, Sarah Palin, ele parabenizou publicamente Obama e se colocou à disposição do rival para ajudá-lo.



O discurso de McCain foi assistido com muita atenção no Grant Park, em Chicago, "berço político" de Obama, onde os democratas se concentram para festejar a vitória.



O candidato derrotado foi bastante aplaudido quando disse que ia respeitar o resultado das urnas. O único momento de vaia foi quando o republicano agradeceu a Sarah Palin.



O presidente George W. Bush também cumprimentou seu sucessor pela vitória eleitoral, informou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez o mesmo.



Veja fotos da festa da vitória democrata


Aos 42 anos, Obama entra para a história depois de uma longa campanha, iniciada nas prévias do partido democrata, disputadas com a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Um ano antes das eleições, o agora presidente-eleito ainda era desconhecido da maior parte dos Estados Unidos.

Ele concorreu fazendo um apelo por “mudança”, palavra chave da sua campanha, e conseguiu empolgar o eleitorado, especialmente os mais jovens, com propostas de rompimento com o atual governo.

Em Chicago, berço político do presidente eleito, o G1 acompanhou o dia de votação , que parecia uma decisão de copa do mundo. Por toda a cidade as pessoas vestiam azul e carregavam símbolos da campanha democrata. Obama deve ter mais de 20 pontos percentuais de vantagem no Estado de Illinois.

À noite, uma multidão tomou o Grant Park, onde os democratas prepararam a festa da vitória. Os obamistas fizeram uma "contagem regressiva" para esperar o anúncio de que Obama é o virtual eleito.

g1.com

0 comentários: